Zélia Mendonça doou sua arte para um projeto de mulheres que lutam contra o câncer no Rio de Janeiro.
O projeto Oncodellas nasceu dentro do Hospital Federal do Andarai, Rio de Janeiro, capital, numa unidade oncológica onde a publicitária Solange Sangenito faz um tratamento desde 2018. A ideia é transformar mulheres que enfrentam o câncer em empreendedoras. “Incentivamos estas pacientes a desenvolverem produtos artesanais e arrumamos locais para expor seus produtos”, explica Solange, que idealizou o projeto.
Parte das vendas servem para somar valores aos orçamentos domésticos, compra de remédios e pagamento do transporte para estas mulheres. Com outro percentual, o projeto também distribui cestas básicas para ajudar as pacientes. Hoje, são cerca de 300 cadastradas e 40 atendidas. Um número que diminuiu com a pandemia, mas que, agora, volta a atrair patrocinadores.
Parceria
Solange morou em São João del Rei, onde fez amizade com dois irmãos da Zélia Mendonça. Ao conhecer a obra da artista, ligou para ela e falou da intenção de escrever um livro ilustrado. “O livro ainda está em estudo e como a arte que Zélia criou é muito expressiva, tive a ideia de fazer as camisetas para o projeto”, lembra a idealizadora que também revelou: “Eu faço sublimação de material de comunicação visual, nunca tinha feito camisetas , foi um desafio e ficou tudo lindo”.
Agora, as camisetas estão sendo vendidas via instagram. Após o pedido ser feito, Solange manda imprimir a camiseta e entrega aos clientes. “Em breve vamos ter verba para fazer pronta entrega. Pois a venda das camisetas ajudaram bastante”, promete, pois por hora só vende com encomenda.
Para adquirir as camisetas, é preciso ir ao Instagram do Oncodellas. “O pessoal elogia muito a arte da Zelinha. Ela nos doou uma tela, estamos captando obras com outros artistas e vamos organizar um leilão de arte no Espaço Cultural do Trem do Corcovado”, revelou a publicitária.
Comments